quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Um domingo no Cabo Espichel

Para quem gosta de motos, uma ida ao Cabo Espichel aos domingos de manhã é uma visita a não perder. Neste dia decidimos ir até lá ver como era o ambiente nestes dias.
O dia acordou com bastante nevoeiro, o que já fazia antever uma viagem (embora curta) difícil e gelada, principalmente indo de moto. Felizmente antes de meio do caminho (enquanto ainda ia sozinho) a sorte brindou-me com um maravilhoso dia de sol, embora frio. Encontrei a Marta junto ao JBmotos e lá seguimos em direcção ao Cabo.
Ao chegarmos lá ainda não estavam muitas motos, por isso aproveitamos para observar a paisagem.



O Santuário da Nossa Senhora do Cabo ou Pedra Mua data do século XVII. De cada lado da igreja há umas casas a que se dá o nome de Casas dos Círios (peregrinos) ou simplesmente hospedarias.


Mesmo junto à falésia encontra-se a pequena capela a que se dá o nome de Ermida da Memória. Tem uma arquitectura invulgar com um telhado em forma de bolbo. encontra-se construído no local exacto onde, segundo a lenda, Nossa Senhora subiu do mar montada numa mula. Segundo a lenda as pegadas ainda se encontram na rocha, embora cientificamente essas pegadas pertençam a dinossauros.

Após este pequeno passeio finalmente chegou o grupo de motociclistas que esperávamos. Vinham em grande quantidade e a variedade de motociclos era enorme, desde a mais fraca trail à mais potente estradista. Infiltrámo-nos com eles e permanecemos por lá em convívio durante algum tempo.
O tempo passou e o grupo acabou por ir embora, e nós voltámos a dar mais uma pequena volta a pé. Desta vez ficámos a observar os quads que vinham da zona do farol.

Sem comentários: