terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Zona de Belém

Neste dia fomos visitar umas das zonas ribeirinhas de Lisboa.
Resolvemos ir até Belém. Estacionámos o carro perto das docas, e fomos a pé até ao nosso destino. Ainda era longe, mas o pecurso não custou nada pois a vista era linda. O dia estava meio enublado, mas ao ver o ambiente com as gaivotas, o rio, a outra margem, a tranquilidade das pessoas que iam fazer o seu habitual passeio ou corrida matinal...tudo isto nos dava uma sensação de paz.
Ao chegarmos ao Padrão dos Descobrimentos, tirámos umas fotos e andámos a ver o quanto é bonito este monumento de 50 metros de altura. Pudemos observar que o seu aspecto é uma caravela liderada pelo Infante D. Henrique. Atrás dele seguem-se outros navegadores importantes da história de Porugal.
Seguimos depois para a Torre de Belém. Mandada construir por D. Manuel I, que servia de defesa para o estuário do Tejo. Serviu depois de prisão política, nas suas masmorras.
Resolvemos fazer uma pausa para almoçar, sentados em frente ao rio, com vista para a ponte.
Já prontos para caminhar, seguímos desta vez para o Mosteiro dos Jerónimos. Esta grande obra, foi mandada contriur por D. Manuel I em 1502. O seu nome deriva do facto de ter sido entregue à Ordem de São Jerónimo.
Entrámos na Igreja e ficámos maravilhados. Pudemos observar vários túmulos, entre os quais o de D. Manuel I, D. João III, Vasco da Gama, de Luís Vaz de Camões e Alexandre Herculano.

Depois desta visita à Igreja do Mosteiro, não podiamos deixar de ir aos famosos pastéis de Belém.

Sem comentários: