quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Alter do Chão e Alter Pedroso

Neste dia decidimos dar um passeio pelo Distrito de Portalegre e conhecer a vila de Alter do Chão e a aldeia de Alter Pedroso, localidades com uma boa herança histórica.
Chegámos a Alter do Chão e não parámos, indo directos a Alter Pedroso (está muito bem sinalizado), aldeia que tem para mim um grande significado, já que é a terra onde nasceu e viveu na infância o meu avô.
Ao chegar a Alter Pedroso parámos no largo principal, e aconselho todos a fazê-lo, já que as ruas são muito estreitas e como a aldeia é pequena, tambem não vão ter grandes problemas a percorrê-la a pé.
No largo principal encontrámos a igreja da aldeia (Igreja de St. António), que é uma igreja pequena, mas construída por cima de algumas rochas, o que dá um efeito muito bonito.
Seguimos na direcção das traseiras da igreja e fomos ter a uma rua sem saída onde se encontram algumas casas restauradas e um antigo bebedouro para animais.
Subindo em direcção às ruínas (ou ao talefe) encontram-se várias casas típicas.

Continuando a subir chega-se então às ruínas do Castelo, que data do século XIII e foi transformado em ruínas na época da restauração da independência, em 1662.



Do talefe a vista é fantástica.


Partimos então de Alter Pedroso rumo a Alter do Chão, desta vez com o objectivo de conhecer esta vila que é sede de concelho.
No centro da vila situam-se os principais pontos de interesse. O castelo salta imediatamente à vista por ser o edifício mais alto e em perfeito estado de conservação.
No interior do castelo ficámos um pouco desiludidos já que se encontram algumas obras modernas no interior do castelo, o que faz perder o valor histórico, embora melhore os acessos aos cidadãos portadores de deficiência. Além disso notam-se pormenores de reconstrução um pouco desfasados da arquitectura original.


Subimos às torres do castelo, de onde se tem boas vistas sobre Alter do Chão.




Ao lado do castelo encontram-se os jardins do palácio do Álamo, que são um espaço agradável para se passear a pé.
Em frente do castelo encontra-se a Igreja de Nº Sr. Jesus do Outeiro.

Sem comentários: