segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Castelo de Vide

Depois de saírmos de Marvão tentámos passar pela antiga cidade romana de Ammaia, mas foram-nos pedidos 2€ por pessoa e sinceramente não nos apeteceu pagar.
Dirigimo-nos então para Castelo de Vide.
No centro da Vila deparamo-nos logo com a Igreja matriz de seu nome Igreja de Santa Maria da Devesa construída em 1789 no local onde existia uma pequena capela. É um exemplar bastante bonito.
Seguimos então pelas íngremes subídas que dão acesso ao Castelo. Pelas ruas estreitas e tortuosas o cuidado na condução terá de ser redobrado. Ao chegar perto do castelo tomámos o caminho da esquerda onde encontrámos um pequeno estacionamento em terra batida. A partir daqui seguímos a pé em direcção ao castelo.

Após entrarmos no castelo e de vermos o seu pátio interior que se encontrava em remodelação, subimos então a uma das torres. Mais uma vez com uma vista magnífica sobre Castelo de Vide (nesta foto consegue-se vislumbrar a vila de Marvão no canto superior esquerdo)...

...bem como uma vista sobre o próprio castelo.

Haviam duas exposições a decorrer no castelo, sendo uma sobre a história das armas, e a outra sobre a riqueza arqueológica da região. Eram exposições pequenas, mas que deram para aprender mais qualquer coisa sobre a região.
Saímos então do castelo e seguimos as setas em direcção à judiaria, que não é mais do que uma espécia de ghetto onde os judeus foram obrigados a viver por algumas leis decretadas por monarcas lusitanos.

Na judiaria encontra-se a Sinagoga Medieval que, infelizmente, se encontrava em obras e portanto não nos foi possível visitá-la.

Sem comentários: