quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Mata da Machada - Barreiro

A Mata da Machada existe desde o século XV, tendo sido inicialmente chamada de Mata Real quando foi plantada a mando de D. João II com o intuito de obter madeira para construção naval.
É um local muito utilizado pelas gentes do concelho do Barreiro, especialmente ao domingo de manhã, que usam a Mata para praticar os mais diversos exercícios físicos e passeios ao ar livre.
Não podíamos deixar de partilhar este magnífico local que é considerado o pulmão da Margem Sul.
Os acessos são muito bons e muito fáceis. Basta seguir a estrada que liga Coina a Palhais e estacionar no largo em frente ao quartel dos fuzileiros. A partir daí terá de se continuar o percurso a pé já que o trânsito é proibido. O único pormenor complicado desta visita é que não existe um percurso pedestre marcado e quem não conheça a Mata, embora não sendo um espaço muito grande, tem dificuldade em orientar-se e encontrar os pontos que aqui serão relatados. No caso de perda de orientação há a reter que seguindo para Este se encontra a Ic21 e seguindo para Oeste se encontra a EN10-3 (onde se deverá deixar o carro).
Entrámos na mata a pé e seguimos em frente, onde passado pouco tempo encontrámos um grande parque de merendas com boas condições, já que além das normais mesas e cadeiras, também encontrámos alguns barbecues (este é o único local da Mata onde é permitido fazer lume).
Seguimos pelo caminho à direita após o parque de merendas, ou seja, caminhámos com o parque à nossa direita. Passado algum tempo encontrámos um pequeno lago, com alguns animais.

Continuámos a subir pelo caminho e fomos encontrar um trilho que segue paralelo à IC21 e com a rede da Nato do lado direito. Demos a volta a essa rede, tendo passado até pela entrada da Nato. Continuámos junto à rede por um caminho que era mais estreito e onde se podiam observar umas paisagens agradáveis.

Continuámos sempre junto à rede e após alguns minutos a descer, afastámo-nos do trilho junto à rede para um trilho à esquerda que, virando depois à direita ia ter a uma descida acentuada (a que alguns ciclistas da zona chamam de cai de costas). Descendo este caminho e virando logo de seguida à direita num caminho a subir, chega-se a uma zona mais árida onde se volta a ter de descer num caminho à direita.
Seguindo sempre em frente chegámos assim ao ponto de partida.
Infelizmente não conseguimos explicar melhor a descrição do caminho, e para as pessoas da região o melhor será ir com alguém que conheça a Mata, já que é um passeio que vale a pena não só pelo ar puro, mas também por algumas paisagens.