quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Há água no Alentejo...

...E neste caso não é pouca!!!
Durante os nossos dias pelo distrito de Portalegre vários foram os locais onde encontrámos boas zonas para tomar banho, quer em piscinas, rio ou barragens.
Comecemos por falar nas piscinas naturais de La Codosera, já por terras espanholas, mas que ficam bastante perto da fronteira.
A entrada para as piscinas é de 2€ por pessoa e mais uma certa quantia para o carro. O espaço das piscinas é agradável, mas não é um espaço onde se permaneça confortavelmente um dia inteiro, já que as águas são geladíssimas e os banhos lá são reservados a uns segundos de loucura. Em dias de calor passar um dia ou mesmo uma tarde sem tomar um bom banho torna-se bastante desconfortável.
Por outro lado o espaço envolvente dispõe de muitas sombras, mas o chão é em pedra, o que impossibilita o descanso.
Na nossa opinião é um espaço que não vale o dinheiro que cobra. Infelizmente não dispomos de fotos deste local.
Noutro dia decidimos ir tirar umas fotos a uma barragem que sabiamos existir perto da aldeia de Esperança.
É muito fácil lá chegar, pois basta ir na direcção a Hortas de Baixo e, passando esta localidade, seguir sempre até à barragem. Não tem como enganar!!!
O espaço envolvente à barragem é uma típica paisagem alentejana, e de onde estamos é possível avistar ao longo o paredão da barragem.



Encontrámos um caminho que dava a volta à barragem até ao paredão, mas não chegámos a explorá-lo.
Outro local ao qual fomos foi às piscinas de Arronches. Acabam por ser umas piscinas municipais normais, mas com um espaço relvado bastante grande, onde se consegue permanecer bem um dia.
Por trás do espaço das piscinas passa um rio onde se podem avistar diversos peixes e diversos cágados.
Num dos dias tivémos oportunidade de visitar o recente parque aquático do Crato. Este parque, acabado de construír no mês de Junho do presente ano dispõe de excelentes condições para se permanecer um dia ou uma tarde.

O espaço tem bar, com esplanada, zona de lazer e sala de primeiros socorros.
Existem diversas piscinas, cada uma com características diferentes. Existe um grande tanque, com escorrega, e cadeira hidraulica, de forma a que ninguém fique excluído.

Piscina de crianças e até para bebés também está incluída no lote.
Piscina com prancha de saltos também existe, existindo 3 alturas de prancha. A piscina tem uma profundidade de 3 metros.


Os balneários são muito grandes e também com acesso para deficientes.
Resta-nos dizer que todo o complexo é excelente e melhor de tudo grátis, pelo menos no ano de 2008.

Sem comentários: