terça-feira, 26 de agosto de 2008

Trilho dos Currais e Cascata do Arado (1º dia - Serra do Gerês)

Acordámos por volta das 8h30 para o nosso 1º dia de descoberta do Gerês.
Estava planeado irmos ver a Cascata do Arado e o miradouro da Pedra Bela.
Para visitarmos estes locais, seguimos o trilho do Currais, que tem tanto de bonito, como de puxado (subidas inclinadas).
Apanhámos o trilho junto ao centro de educação ambiental do Vidoeiro (estava sinalizado com uma seta bastante visível), que fica cerca de 1 km acima da Vila do Gerês (virar na direcção do parque de campismo).
Ao longo do caminho fomos sempre presenteados com belas paisagens, tendo alternado entre longas subidas e planaltos verdejantes.

Tivemos oportunidade de encontrar os tão famosos cavalos selvagens (Garranos).

A Pedra Bela (829 metros de altura) tem uma vista deslumbrante sobre a Vila do Gerês, a Caniçada e sobre as belas montanhas.

Seguimos então pela estrada de alcatrão até à Cascata do Arado. A cascata é alta e estreita, mas muito bonita, formando duas lagoas naturais.

Existe uma ponte romana por cima da água proveniente da cascata, por onde descemos e aproveitámos para descansar um pouco com os pés dentro de água.
Para voltarmos para o parque resolvemos seguir a estrada de alcatrão em vez do trilho, pois já estava a ficar tarde. O caminho é longo e o cansaço acumulado ao longo do dia não ajudou em nada. Felizmente era a descer e ainda se encontraram alguns parques de merendas e fontes que foram muito úteis para uns minutos de repouso.

A chegada ao parque ainda demorou mais uns 10 minutos e o descanço soube mesmo muito bem.

Dirce disse...

Gostei da primeira cascata, eu chamaria de cascata mijo da égua já que ali tem cavalos nativos, parece uma perna de égua ali entre a água, da impressão q uma égua subia a cascata e escorregou e mijo muito por não conseguir subir, desculpe.

Gostei da primeira cascata, eu chamaria de cascata mijo da égua já que ali tem cavalos nativos e parece que tem duas perna de égua entre a água da cascata, da impressão q uma égua subia a cascata e escorregou e mijo muito por não conseguir subir, desculpe.

dirce disse...

Gostei da primeira cascata, eu chamaria de cascata mijo da égua já que ali tem cavalos selvagens, parece que são as pernas traseiras de uma égua entre a água escorrendo e da impressão q uma égua subia a cascata escorregou e mijo muito por não conseguir subir, desculpe